• 24 de junho de 2024

Programa de Prevenção às Drogas e Violência certifica mais de 250 estudantes

nov 15, 2023

Drogas e violência

Cerca de 300 estudantes de Guarujá conquistam diploma em programa de prevenção

 Escola Municipal Vereador Afonso Nunes é a primeira a garantir os certificados de conclusão de curso da Prefeitura, neste segundo semestre

 Mais 250 alunos da rede municipal de ensino de Guarujá estão se formando no Programa de Prevenção às Drogas e Violência (PPDV). É que a Prefeitura entrega, desde terça-feira (14), os tão aguardados certificados de conclusão de curso às novas turmas do 5º ano deste segundo semestre. A programação começou na Escola Municipal Vereador Afonso Nunes (Parque Estuário), e será encerrada nesta quinta-feira (16), às 9h30, na unidade Professora Ivonete da Silva Câmara (Jardim Conceiçãozinha).

Durante cerca de três meses, a Guarda Civil Municipal (GCM), responsável por coordenar a iniciativa, ensinou boas práticas contra violência, drogas, bullying e acidentes domésticos. Outros dois importantes módulos foram a história da corporação, que já soma 24 anos de atuação, e deveres cívicos.

A estudante Allexia Santos, do 5º ano A, enumerou diversas lições do curso e garantiu que já aplica algumas. “Muitas vezes a gente não se importa como fala com os outros e podemos machucá-los. No PPDV, aprendemos que o respeito é a base de tudo e estamos bem atentos. As técnicas de desengasgo e alívio de queimaduras também foram legais”, destacou.

O operador de equipamentos Carlos da Silva foi um dos pais que fez questão de acompanhar a formatura. Para ele, a presença da família é fundamental nessa fase, porque a educação começa em casa. “A escola é um suporte adicional para a formação de caráter dos nossos filhos e, enquanto adultos e poder público, precisamos protegê-los e muni-los de informações de qualidade. As drogas e o crime não compensam”, reforçou.

Homenagem aos professores

Neste primeiro dia de formatura, os professores também foram reconhecidos. Isso porque a GCM e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), parceira da iniciativa, entregaram certificados aos profissionais responsáveis pelas classes do 5º ano. Entre os homenageados estão Jucimara Ramos, Renata Souza, Karina Bittencourt, Jéssica Dayane, Elisângela Cristina e Neila Suely.

O secretário municipal de Educação, Márcio Reis, aproveitou a formatura para conversar com alguns pais e reforçar a importância do diálogo. “Há 26 anos, recebi orientações de um programa semelhante, mas ministrado por policiais militares. Nós, que já somos adultos, sabemos da potência dessa estratégia e quanto ela ajuda na tomada de decisões até hoje. Parabéns a todos por terem participado do PPDV com tanto comprometimento”, comemorou.

O vereador Sérgio Jesus (Sérgio Santa Cruz), autor da Lei Municipal 4478/2017, que instituiu o PPDV na rede municipal de ensino, também participou do evento.

Público-alvo

Atualmente, o foco do PPDV é o Ensino Fundamental I, que soma cerca de 13 mil alunos. O objetivo é conscientizar as crianças, a partir de palestras com os GCMs duas vezes por semana, além de material de apoio personalizado. Todas as aulas têm duração de aproximadamente 50 minutos.

Mais de 300 alcançados

Desde o início do ano letivo, o PPDV formou 316 estudantes, considerando os matriculados da Escola Municipal Oswaldo Cruz (Parque Estuário), que pegaram o certificado de conclusão de curso em julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *