• 24 de junho de 2024

1º Mutirão EcoSaúde em Guarujá terá serviços de saúde gratuitos e drive-thru de lixo eletrônico

nov 9, 2023

Promovido pela Unoeste, evento acontece no sábado (11/11) com a missão de destinar corretamente equipamentos em fase final de vida útil

A Unoeste, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e a Prefeitura de Guarujá, realiza o 1º Mutirão EcoSaúde Guarujá, ofertando serviços de saúde gratuitos e campanha de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, neste sábado (11/11), das 8h às 17h. Evento, que tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a necessidade de descartar corretamente os resíduos eletrônicos, já está na 15ª edição em Presidente Prudente e agora chega à cidade do litoral de São Paulo.

"Em seus 51 anos de existência, a Unoeste tem se empenhado em fortalecer a responsabilidade social nas comunidades em que está inserida. Desde sua chegada a Guarujá, a Unoeste tem cumprido seu compromisso de promover uma melhor qualidade de vida para à população desta cidade e do litoral. Portanto, o 1º Mutirão EcoSaúde Guarujá, que além de oferecer serviços de saúde à população, também incluirá o Mutirão do Lixo Eletrônico, certamente representará mais um marco para Guarujá e região, algo essencial para a conscientização da sustentabilidade que tem impacto em nossa rotina, e que exige que nós, como cidadãos, colaboremos para o futuro do nosso planeta e das gerações vindouras. Continuaremos a aprimorar a vida das pessoas por meio do conhecimento, bem como por meio de exemplos e ações práticas que nos tornem agentes ativos de uma mudança positiva", declara Dr. Adilson Eduardo Guelfi, pró-reitor de Extensão e Ação Comunitária da Unoeste.

Gincana com escolas de Guarujá

A programação envolverá não apenas as comunidades no entorno da Unoeste como também escolas da cidade, conforme explica o professor universitário e artista plástico Josué Pantaleão da Silva, que coordena as atividades culturais do 1º Mutirão EcoSaúde Guarujá. “Algumas escolas participarão de uma gincana de arrecadação de lixo eletrônico. Iremos deixar pontos de coleta e a escola que mais arrecadar vai ganhar um prêmio. Além disso, no dia do evento, haverá oficina de arte para ensinar as crianças a produzirem esculturas com os materiais. A intenção é mostrar que é possível transformar lixo em arte e conscientizar para não descartar no meio ambiente”.

Serviços de saúde gratuitos à população

Durante o evento, os alunos do curso de Medicina da Unoeste realizarão atendimentos voltados à promoção da saúde, sob orientação dos professores.

“No evento haverá aferição de pressão arterial e glicemia, peso e altura para estimar composição corporal de adultos e estado nutricional de crianças e orientações a respeito do descarte correto de materiais perfurocortantes, de alimentação saudável, introdução alimentar, realização de atividade física. O Mutirão é importante também para envolver nossos alunos nos projetos de extensão”, explica a Dra. Marceli Rocha Leite, docente que integra o Núcleo de Pesquisa e Extensão da Unoeste.

Como participar

Para aderir à campanha, os moradores podem levar ao campus da Unoeste os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que desejam descartar. O Mutirão receberá fones de ouvido, celulares, televisores e até mesmo geladeiras, entre outros. ABREE estabelecerá um ponto de recebimento e os munícipes que efetuarem o descarte dos resíduos participarão de um sorteio de bicicletas.

Ricardo Sousa, secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Guarujá, destaca que "a Política Nacional de Resíduos Sólidos, conforme a lei federal 12305/2010, marcou uma mudança significativa na responsabilidade dos resíduos no Brasil. Em Guarujá, possuímos nossa Política Municipal de Resíduos Sólidos, que define as obrigações relacionadas aos resíduos pós-consumo e a responsabilidade compartilhada na gestão adequada de todos os resíduos gerados. A iniciativa da Unoeste fortalece e contribui para que a cidade de Guarujá se torne uma referência nesse assunto."

A gerente de Relações Institucionais da ABREE, Helen Brito pontua que é importante que a sociedade adote práticas sustentáveis. "Promover ações que incentivem a sociedade a adotar uma postura mais sustentável é fundamental para progredir em benefício tanto do meio ambiente quanto da coletividade. No que tange à reciclagem de dispositivos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, o consumidor desempenha um papel crucial ao efetuar o descarte correto. Portanto, em parceria com a Prefeitura e a Unoeste, realizaremos mais uma edição da campanha de arrecadação para os moradores da região", explica.

Serviço:

1º Mutirão EcoSaúde Guarujá

Data: 11 de novembro
Horário: 8h às 17h
Local: Campus Unoeste - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada

Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados:

  • Celulares
  • Fones de ouvidos
  • Geladeiras
  • Máquinas de lavar
  • Ares-condicionados
  • Televisores
  • Secadores
  • Batedeiras
  • Fogões
  • Micro-ondas
  • Ferramentas
  • Equipamentos de informática
  • Rádios
  • Videogames e consoles
  • Entre outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *