• 24 de junho de 2024

Guarujá realiza capacitação da Rede Cinco Básicos a partir de segunda-feira (30)

out 27, 2023

Serão quatro encontros na Câmara Municipal para

 profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) de Guarujá realiza, a partir de segunda-feira (30), capacitações da Rede Cinco Básicos. Serão quatro encontros destinados aos profissionais das secretarias de Assistência Social (Sedeas), Saúde (Sesau), Educação (Seduc). As formações acontecem, sempre a partir das 8h30, na Câmara Municipal de Guarujá (Avenida Leomil, 291 - Centro).

A programação começa na segunda-feira (30). Será realizada a introdução ao Programa Cinco Básicos, explicando sobre “A importância dos cuidados na primeira infância”. Já no dia 13 de novembro, os profissionais vão aprofundar sobre um dos princípios do programa: “Dar muito amor e controlar o estresse”.

No dia 27, serão abordados os princípios: “Contar, agrupar e comparar. Explorar através do movimento e da brincadeira”. Para fechar a capacitação, no dia 11 de dezembro, os profissionais vão aprender sobre o último princípio: “Falar, cantar e apontar. Ler e discutir histórias”.

 Sobre o Cinco Básicos

O Programa Cinco Básicos Guarujá foi possível por meio de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o movimento internacional The Basics, representado como Cinco Básicos no Brasil.

A parceria inédita no País visa à promoção de práticas de cuidado infantil baseadas em evidências científicas que apóiam o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças desde o nascimento até os seis anos de idade. Mais de 300 profissionais já foram capacitados e cerca de 8 mil crianças (0 a 6 anos) e suas famílias foram beneficiadas.

O movimento é organizado ao redor de cinco princípios que resumem pontos centrais das evidências científicas sobre o desenvolvimento na primeira infância: 1- Dar muito amor e controlar o estresse; 2- Falar, cantar e apontar;  3- Contar, agrupar e comparar; 4- Explorar através do movimento e da brincadeira e 5- Ler e discutir histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *