• 24 de junho de 2024

Fundo Social entrega reestruturação e modernização da sede nesta terça-feira (31)

out 27, 2023

Espaço recebeu serviços de pintura, elétrica, hidráulica e acessibilidade

 O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá entrega a primeira fase de reestruturação e modernização externa e interna da sua sede, na terça-feira (31). A cerimônia acontece às 10 horas, no próprio FSS, na Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549- Centro. O objetivo do evento é agradecer aos colaboradores que participaram efetivamente da reforma, que teve início em 18 de maio.

A remodelação contemplou o entorno da sede do FSS, que inclui a recuperação das calçadas das ruas Cavalheiro Nami Jafet, Buenos Aires (via lateral) e do Contorno (rua atrás do equipamento). Foram realizados os serviços de sinalização viária de carga e descarga, implantação de placas de estacionamento (permitido, no máximo, 15 minutos), vagas para pessoas com deficiência e idosos, além de rampas de acessibilidade. Os comércios e residências ao redor do Fundo Social foram beneficiados com as mudanças.

Na parte interna, foram executadas a reconstrução da horta fitoterápica lúdico-pedagógica, recuperação de todo o piso, limpeza da tenda, pintura em geral, parte elétrica, readequação da parte hidráulica, construção de muretas de contenção, transformando-as em bancos, rampa de acessibilidade na entrada da recepção e sinalização em todo o espaço da tenda.

“Com a conclusão da primeira etapa de reestruturação, o Fundo Social apresenta um espaço físico mais acolhedor, organizado, ambiente clean, ainda mais humanizado e receptivo, desempenhando um papel importante. As melhorias incluem áreas de espera mais confortáveis e procedimentos acessíveis a todos os munícipes”, afirmou o coordenador das Bibliotecas Públicas de Guarujá, Pedro de Menezes, responsável pela remodelação.

Segunda Fase

Já a segunda fase terá início em novembro. Serão instalados alambrados nos muros na frente da sede do Fundo. A tenda de atividades será substituída por um novo espaço de alvenaria, totalmente climatizado, multifuncional, para atender principalmente, a terceira idade. Será possível realizar eventos, encontros, bailes e atividades físicas. Externamente, o FSS contará com um espaço no complexo administrativo na Garagem Municipal, para armazenar cadeiras de rodas e outros itens que não comportam mais na sede.

A reestruturação do FSS contou com a parceria do Projeto Biblioteca Cidadã (Associação Amigos das Bibliotecas Públicas de Guarujá), da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que colabora desde 2017 com a conscientização ambiental, por meio do Projeto Papa Lacre. Até o momento, a ação já arrecadou 32,8 toneladas de tampinhas, lacres e blisters (embalagem de remédios) que foram revertidos em cadeiras de rodas, fraldas geriátricas e cestas básicas para o Município. Além disso, a reforma contou com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Operações Urbanas, Defesa e Convivência Social e Educação.

Festa das Crianças

Encerrando o mês das crianças, na terça-feira (30), às 14 horas, acontece uma grande festa para os pequenos. O trecho da Rua Cavalheiro Nami Jafet, em frente ao Fundo Social, será fechado para realização do evento. A ação é uma homenagem as crianças das instituições participantes da Campanha Papa Lacre, Papa Tampinha e Papa Blisters, que fazem parte do Biblioteca Cidadã.

Serão 40 unidades escolares, entre creches e escolas, sendo três crianças de cada instituição, que se destacaram na colaboração da campanha. A festa vai contar com atrações de cosplayers em figurinos de vários personagens, brinquedos infláveis, pula-pula, contação de histórias, além de guloseimas.

As crianças vão ganhar livros e brinquedos de presente. Os brinquedos são reformados e embelezados por voluntárias da oficina de brinquedos: “Mãos de Fada”, que funciona no Fundo Social há 23 anos.

 

Campanha Papa Lacre, Papa Tampinha e Papa Blisters

As campanhas arrecadam lacres de latas de alumínio, tampinhas e blisters, que posteriormente, serão trocados por cadeiras de rodas/banho, bengalas e fraldas geriátricas. Uma iniciativa que incentiva a educação ambiental com foco na sustentabilidade.  A campanha é organizada pela Associação Amigos das Bibliotecas Públicas de Guarujá, em parceria com o Fundo Social.

One thought on “Fundo Social entrega reestruturação e modernização da sede nesta terça-feira (31)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *