• 24 de junho de 2024

Fundo Social recebe 50 cadeiras de rodas  das Campanhas Papa-Lacre e Papa-Tampinha

abr 24, 2024

Também foram doados 122 itens de mobilidade (bengalas e muletas); ação é coordenada pelo Projeto Biblioteca Cidadã recolhe lacres de alumínio e tampinhas plásticas e trocam por itens de mobilidade

Solidariedade e preservação ambiental andam juntas em Guarujá. Prova disso é que o Fundo Social de Solidariedade recebeu, na última terça-feira (23), 50 cadeiras de rodas (sendo 20 de banho), 87 bengalas e 35 muletas (auxiliar e canadense), frutos das Campanhas Papa-Lacre e Papa-Tampinha. A ação é coordenada pelo Projeto Biblioteca Cidadã, da Prefeitura de Guarujá, e recolhe lacres de alumínio e tampinhas plásticas para trocar por itens de mobilidade, beneficiando os que mais precisam.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, Edna Suman, enfatiza que a ação é um sucesso na Cidade, envolvendo desde comerciantes a alunos das redes municipais e particulares. “Agradeço a todos pelo engajamento e solidariedade. E, em especial, a parceria do Projeto Biblioteca Cidadã por mais uma entrega de itens de mobilidade”.

A opinião é ratificada pelo prefeito Válter Suman, que destacou: “um simples gesto de reciclagem tem um impacto positivo na vida de diversas pessoas. “A ação ameniza sofrimentos e salva vidas”, afirmou o chefe do Executivo.

Certificações

A cerimônia contou também com homenagens e a certificação das instituições que colaboraram com a campanha. Houve a entrega de livros e de um informativo de prestação de contas da campanha.

Parceria

As campanhas possuem mais de 700 pontos de coleta, incluindo o FSS, unidades de Saúde, faculdades, quiosques, estabelecimentos comerciais e escolas municipais, estaduais e particulares.

A orientadora pedagógica Patrícia Marques de Oliveira Silva, do Núcleo de Educação Infantil Conveniada (Neic) Professor Amaro de Araújo Lima Sobrinho, um dos parceiros da campanha, pontua que a ação é essencial. “É um trabalho de formiguinha que envolve a conscientização de pais e alunos e que demonstra um cuidado pela Cidade”, afirmou a educadora.

Já a diretora da Escola Municipal Doutor Oswaldo Cruz II, Dilma Tereza Lemos Souza, relata que, além de recolher as tampinhas, os professores fazem outras atividades pedagógicas. “Eles trabalham a conscientização ambiental, além de aproveitar para ensinar as cores, formas e tamanhos”, afirmou a diretora.

Como Adquirir

Para aqueles que precisam de itens de mobilidade é preciso ir ao Fundo Social e apresentar o pedido médico indicando a necessidade do equipamento de forma temporária ou permanente. A ação funciona como um empréstimo.

Arrecadação

De 2017 a 2023, foram arrecadadas mais 63 toneladas de materiais recicláveis. Só no ano passado, foram mais de nove toneladas. Com isso, o Projeto Biblioteca Cidadã conseguiu adquirir 365 cadeiras de rodas e banho; 36 mil fraldas geriátricas; 1.500 bengalas; 38 andadores; 120 muletas; 480 cestas básicas; 3.800 máscaras de pano (pandemia da Covid-19) feitas pelos servidores do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *