• 24 de junho de 2024

2ª Etapa do Circuito Nacional de Surf de Base começa na Praia do Tombo

ago 10, 2023

        Abertura da 2ª etapa do Rip Curl Grom Procurar foi realizada nesta quinta-feira (10), na Praia do Tombo. A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e é válida pelo Circuito Nacional de Surf de Base. A etapa segue até domingo (13) e conta com o apoio da Prefeitura de Guarujá e da Associação de Surf de Guarujá (ASG).

A cerimônia de abertura ocorreu com o desfile de atletas e comissões técnicas representando 15 federações de diferentes estados da União. Após a execução do hino nacional, houve o ritual das Areias. Nele, os representantes de cada estado participante trouxeram areia de uma de suas praias, que foi misturada em um recipiente, simbolizando a união ao esporte.

O prefeito Válter Suman participou da solenidade abertura e ressaltou a importância para a Cidade. “Não é fácil organizar uma competição em nível nacional e a CBSurf faz isso com maestria. Queria agradecer a escolha de Guarujá para sediar a mais importante competição das categorias de base do surfe brasileiro. É motivo de orgulho, receber atletas, técnicos e dirigentes das federações de 15 estados e, ainda, contribuir para a formação da Seleção Brasileira de Junior de 2024”, enfatizou.

O evento conta com cerca de 200 inscritos e está dividido por idade, em oito categorias. São elas: Sub-12, 14, 16 e 18, no masculino e feminino. A primeira bateria entrou na água com surfistas da categoria sub-12. De quinta a sábado as provas serão seletivas e, no domingo, definem-se os campeões. Nesta fase não há premiação em dinheiro aos vencedores. Todas as categorias serão premiadas com medalhas, kits com produtos e equipamentos.

Após a terceira etapa, os campeões do ranking 2023 na categoria Sub-18 dos naipes masculino e feminino ganham uma premiação no valor de R$ 8.000,00 cada. Já os três primeiros colocados nas categorias Sub-16 e 18 formam a Seleção Brasileira Junior da CBSurf para 2024 e estarão classificados para disputar o campeonato mundial da “ISA World Junior Surfing Championship”.

A terceira e última etapa do Circuito Nacional de Surf será de 12 a 14 de outubro, na Praia da Ferrugem, em Garopaba, Santa Catarina. O mundial está programado para o Rio de Janeiro, com início em 24 de novembro e término no dia 3 de dezembro.

Participaram ainda da solenidade o secretário municipal de Esporte e Lazer (Sel), José Roberto Galvão; a vice-presidente da CBSurf Brigitte Mayer, o bicampeão brasileiro Jocélio de Jesus, popularmente conhecido por Jojó de Olivença; a bicampeã mundial de parasurf, Malú Mendes, entre outros expoentes do esporte.

O campeonato está sendo transmitido ao vivo pelo canal de youtube da Confederação, o CBSurfPlay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *