• 27 de abril de 2024

Guarujá abre inscrições para eesidência médica

nov 9, 2023

Com bolsas de até R$9.780, as inscrições terminam no próximo dia 18

A Prefeitura de Guarujá está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa Municipal de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC). São 10 vagas disponíveis e os interessados devem se inscrever até 18 de novembro. A bolsa mensal é de R$ 9.780, paga pelo Município, Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes) e Ministério da Saúde.

As inscrições são gratuitas para matrículas são gratuitas e podem ser feitas no site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br). A prova acontece em 2 de dezembro, das 13 às 17 horas, na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá (Rua M, 75 – Enseada). Para participar, o graduado em Medicina deve ter concluído a faculdade e estar regularizado com o Conselho Regional de Medicina (CRM).

Após o processo, os residentes atuarão com os equipamentos fornecidos pela Secretaria Municipql de Saúde (Sesau), dentro das Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Prefeitura. A carga horária é 60 horas semanais.

Sobre o Programa de Residência

Consiste em uma pós-graduação, em forma de especialização, que envolve a Prefeitura de Guarujá, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Unoeste. A iniciativa permite ao médico residente a melhora de seu desempenho profissional, por meio da prática e os estudos diários. O PRMFC possui, à frente, profissionais capacitados para atuarem em formação continuada.

Os médicos passam por diversas especialidades durante o curso, como gineco-obstetrícia, pediatria, urgência e emergência, cardiologia, pequenas cirurgias, entre outras.

Sancionada pela Lei Municipal 4.854/20, o Programa teve início em 2021, com quatro médicos atuando nas Usafas, além do apoio da Unoeste Medicina, via Coapes, aprovado pela Lei do Programa “Mais Médicos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *