• 19 de abril de 2024

Editorial – Muita gente

dez 30, 2021

Muita gente!

Seja com sol ou chuva, Guarujá é um dos destinos mais procurados pelos viajantes, ávidos por sair de casa após um longo período de pandemia. Com todos os prognósticos de tempo nublado e precipitação pluviométrica acima do normal, a cidade recebe centenas de milhares de turistas e encontram seu próprio jeito de curtir o balneário.A rodovia dos Imigrantes e seus congestionamentos assustadores é um retrato fiel dessa procura. A fila da balsa é outro. Com uma gastronomia diversificada e pontos de encontro inusitados, Guarujá tem seus encantos e a cada dia mais gente descobre isso. Para os moradores, resta o caos gerado pelos incontáveis veículos e pessoas. O atropelo no comércio que costuma ser de calmaria fora da temporada irrita alguns, mas faz a alegria de outros.
Comerciante que se prepara amealha lucro. Aquele que não confia em seu próprio negócio deixa o cliente insatisfeito. Turismo é coisa séria, já diria um antigo entusiasta local. Quem enxerga na atividade uma oportunidade faz da temporada um momento para recuperar o prejuízo passado. E vamos em frente, porque atrás vem gente. Muita gente!

 

Coquetel

Otimismo
Apesar de tantos contratempos e atropelos provocados pela pandemia, as perspectivas para 2022 são otimistas para Guarujá. Sob diferentes olhares, há possibilidades de recuperação em vários setores, com reflexos na economia.

Túnel
A ligação seca com Santos, por exemplo, entrou no radar do Governo Federal, que já desenvolve estudos de viabilidade técnica e financeira para implantação do túnel subaquático, opção que é considerada definitiva e salutar para a movimentação portuária e logística.

Aeroporto
O aeroporto, este antigo sonho da cidade e da região, ao que tudo indica dará passos largos neste ano, já que conta com verba federal e apoio parlamentar como nunca antes. Para completar, a Infraero já mobiliza sua estrutura no sentido de montar o suporte material ao empreendimento.

Obras
No âmbito das obras, Guarujá resolve um de seus maiores gargalos em termos de infraestrutura, com a implantação de drenagem e reservatórios que prometem ao menos minimizar um drama histórico, que são as enchentes do bairro Antonio.

Habitação
Os projetos habitacionais que priorizam as famílias que moram em áreas próximas ao porto são vias de mão dupla em favor desse clima de otimismo. Além de oferecer moradia digna às famílias, abre espaço fenomenal para expansão portuária.

Empregos
Outra razão para esse otimismo é a determinação do governo em priorizar a qualificação profissional e as atividades que resgatem a capacidade de empreendedorismo da população, o que garante subsistência, mas principalmente geração de empregos diretos.

Turismo
Enfim, a virada de ano e a temporada de verão, na esteira de uma pandemia que afastou as pessoas de suas mais habituais e elementares atividades, promete ser alvissareira para Guarujá, mais do que nunca em posição de destaque entre os destinos mais procurados pelos viajantes.

Balanço
Na sexta (30), durante a conclusão desta edição, a cidade de Guarujá contabilizava 27.502 casos confirmados de Covid-19, doença que já tirou a vida de 1.277 pessoas. Há, ainda, outros 642 casos suspeitos.

Leitos
O Município tem 17 internados em leitos públicos, sendo sete em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez em Enfermaria. Isso representa uma ocupação média de 74%. Sendo 91% em enfermaria e 58% em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Vacinas
A Prefeitura já vacinou 232.692 adultos com a primeira dose, 209.576 com a segunda e outros 74.453 com a dose de reforço. Desta forma, já são mais de 81% de pessoas vacinadas com a primeira dose, 73% com a segunda dose e 26% com a dose de reforço.

Apoio
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá já entregou 150 toneladas de alimentos, superando a marca de 10 mil famílias em vulnerabilidade social atendidas neste ano. As entregas prosseguem durante toda a temporada de verão.

Ceia
Neste mês, o Fundo Social garantirá a ceia de mais de mil famílias com a entrega das cestas básicas. Já o Projeto Tarde Feliz proporcionou diversão e inclusão social para mais de 100 crianças em vulnerabilidade social.

Para ajudar
Para ajudar, basta levar a doação de alimentos na sede do FSS, que fica na Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 h e das 13 às 17 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3386-8820.

Quem precisa
Aqueles que necessitam desta ajuda precisam fazer o cadastro junto a um dos quatro CRAS da Cidade, mais próximo da sua residência. A entrega das doações ocorrerá com hora marcada, na sede do Fundo Social, mediante apresentação de encaminhamento do CRAS.

Operação
A Prefeitura implantou uma operação especial para o trânsito que já funcionou no Natal e será mantida até o feriado prolongado de Réveillon. A fiscalização inclui monitoramento de trânsito nas principais entradas da Cidade, bem como o ordenamento da fila da balsa para Santos.

Semáforos
As equipes de trânsito vão monitorar o volume de veículos e reprogramar o tempo dos semáforos. Os motoristas precisam ficar atentos aos horários de pico e às mudanças de direção das vias.

Balsa
Já na fila da balsa, os agentes vão fiscalizar o acesso sentido Guarujá/Santos. Serão implantados bolsões de embarque, na altura da Rua Rouxinol (Jardim dos Pássaros), que comportam em fila dupla mais de 500 veículos, diminuindo, assim, o fluxo.

Fogos
Na sexta-feira (31), o trânsito na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca será bloqueado. A intervenção permanece até 1 hora do dia 1º janeiro.

Inversão no túnel
Para facilitar o escoamento do trafego de veículos em direção à região da Enseada, a partir das 23h30, o trânsito no túnel da Vila Zilda. Já a partir da meia-noite a mão será invertida (Enseada/ Vila Zilda) e às 0h30 o tráfego nas duas vias será retomado.

 

Termômetro

Sobe
Cadastro de músicos
Os músicos já podem se preparar para apresentações promovidas pela Prefeitura em 2022. A Secretaria Municipal de Cultura está cadastrando músicos em seu banco de dados, visando acioná-los para futuros eventos. Os interessados devem preencher formulário virtual disponibilizado em bit.ly/3Hb73ia. É necessário inserir informações com o nome e endereço do artista ou responsável pelo grupo, além de e-mail, telefone e portfólio (via link do YouTube). A iniciativa, que não possui data limite para adesão, é válida somente para residentes no Município. Dúvidas podem ser esclarecidas junto à Secult (Rua Azuil Loureiro, 235, Jardim Helena Maria), de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de forma presencial ou pelo telefone (13) 3341- 8099.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *