• 17 de agosto de 2022 16:23

Editorial – Coquetel – Termômetro

dez 30, 2021
Editorial
Vacina: ato de amor às criançasEm algumas situações, por vezes ingratas, Guarujá tem sido exemplo para o Brasil e o mundo. Foi assim, por exemplo, com a morte de uma dona de casa no bairro Morrinho, vítima de linchamento público por conta de uma fake news, quando ainda pouco se falava nisso.

O episódio deu origem à legislação sobre o assunto, embora as vítima se multipliquem pelo mundo afora. Os contrastes sociais da cidade também são objeto de estudos por parte da sociologia. Afinal, é digno de estudos que boa parte do PIB nacional freqüente uma cidade com mais de um terço de moradores em favelas.

No mais recente exemplo, Guarujá mostra que a vacinação de crianças é fundamental e pode salvar vidas, como poderia ter salvado a da pequena Ana Luísa, que com apenas oito anos perdeu a batalha contra a doença, que muitos negacionistas ainda sequer admitem que exista.

Coquetel

IPVA
O Governo do Estado anunciou que o IPVA, tributo que é pago por todos os proprietários de veículos, vai aumentar 22% em 2022, com relação aos valores cobrados neste ano.

Venal
A desculpa é que o valor venal dos veículos sofreu esse percentual médio de reajuste, diante do momento do mercado, já que a produção de veículos novos caiu diante da pandemia.

Sensação
Para criar uma sensação de compensação ao contribuinte, o Estado ampliou a quantidade de parcelas para aqueles que não pagam à vista. Agora, são cinco parcelas possíveis, ante as três anteriores.

Desconto
O desconto para pagamento à vista também aumentou para 8%, ante os 4% dos anos anteriores.

Abono
Metade da arrecadação de IPVA é destinada aos municípios onde o veículo é licenciado, o que poderá criar uma receita extra aos prefeitos paulistas, em um ano eleitoral que terá o governador João Doria como candidato ao Palácio do Planalto.

IPTU
A Prefeitura iniciou nesta semana a entrega dos mais de 115 mil carnês do IPTU para o exercício de 2022. Para pagamento da cota única será concedido desconto de 3%. Os carnês têm vencimentos a partir de 18 de janeiro.

Armas
A Guarda Civil Municipal tem 52 novas pistolas semiautomáticas (PT 59s), totalizando 149 armas para uso da corporação. O armamento foi entregue na última semana e atualmente 204 agentes já estão habilitados a usar arma de fogo.

Passaporte
Decreto publicado nesta semana recomenda exigir o Passaporte de Vacina para acesso aos estabelecimentos fechados, especialmente em boates, casas de espetáculos, festas e eventos em geral, sejam esportivos, sociais, culturais e artísticos.

Ambientes
A medida inclui cinemas, teatros, circos, ginásios poliesportivos, parques de diversões, parques temáticos, conferências, convenções e feiras comerciais.

Balanço
Na última sexta (24), a cidade de Guarujá contava 27.481 casos confirmados de Covid-19, doença que já matou 1.272 pessoas. As autoridades de saúde ainda investigam a causa de outros 53 óbitos.

Leitos
O Município tem nove internados em leitos públicos, sendo seis em Unidade de Terapia Intensiva e três em Enfermaria. Isso representa uma ocupação média de 36%. Sendo 25% em enfermaria e 46% em UTI.

Vacina
Guarujá vacinou 232.400 adultos com a primeira dose, 208.013 coma segunda e outros 68.452 com a terceira. Desta forma, já são mais de 81% de pessoas vacinadas com a primeira dose, 72% com a segunda dose e 23% com a dose de reforço.

Verão
A Prefeitura aplicou dose de reforço da vacina contra a covid-19 em 424 policiais militares que estão na Cidade para a Operação Verão. Todos os policiais já foram vacinados com as duas doses ou dose única.

Carro aberto
A manhã de sexta-feira (17) foi de comemoração nas praias de Guarujá. Dois dos quatro medalhistas representantes da Cidade no Mundial de Parasurfe, disputado na Califórnia, na última semana desfilaram no caminhão de Bombeiros.

Ídolos
Miguel Flávio e Malú Mendes foram vice-campeões de suas categorias. Malú já era dona de uma medalha de ouro no Mundial de 2020. Já Miguel Flávio, em sua estreia na competição, de cara conquistou o vice-campeonato.

Veteranos
Outros dois surfistas que conquistaram medalha, Alcino Neto (Pirata) e Mike Richards, permaneceram nos Estados Unidos. Ambos ganharam a medalha de ouro de suas categorias. É o terceiro título mundial para Pirata e o segundo para Richards.

Termômetro
Desce
Menos ambulâncias

Sem romantismo ou preferência política. A presença do presidente da República Jair Bolsonaro pode ser considerada uma honra para cidade, já que as férias no Forte dos Andradas tornaram-se rotina. Esta foi a nona vez que o presidente esteve em Guarujá. Um detalhe, entretanto, não pode passar despercebido. A cidade tem cinco ambulâncias e por questões de segurança duas ficam à disposição do chefe da Nação enquanto ele permanece pela ilha de Santo Amaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.