• 24 de junho de 2024

Vicente de Carvalho celebra 70 anos com Forte do Itapema reaberto para eventos

dez 30, 2023

Os moradores e visitantes de Guarujá e Vicente de Carvalho iniciaram este sábado (30) com muitos motivos para comemorar. É que o Distrito, detentor do principal corredor comercial da Baixada Santista, celebra 70 anos de criação. Em 30 de dezembro de 1953, o Governo do Estado, sob a Lei 2.456/53, oficializou a região como o Distrito de Vicente de Carvalho. Neste aniversário, uma das grandes conquistas é a reabertura do Forte da Vera Cruz de Itapema (Forte do Itapema) para grandes eventos, após os esforços da Prefeitura na revitalização de seu entorno.

Em outubro deste ano, por exemplo, o Forte Itapema recebeu mais de 8 mil pessoas no 1º Festival do Torresmo e Cerveja. Foi o primeiro evento realizado no espaço, após 40 anos. O patrimônio histórico é o principal símbolo cultural e afetivo de Vicente de Carvalho e passará a receber atrações e eventos em seu processo de revitalização.

A fortificação é o maior símbolo local desde o século XVI, quando foi erguida na Rua Itapema, 55 – Jardim Cunhambebe. O prédio histórico, tombado, também foi cedido pela União à Administração Municipal para uso gratuito até 2040. Com isso, há 36 meses o Poder Executivo tem estudado projetos para transformar as instalações em um espaço de valorização cultural e social.

Investimento em revitalização
Um dos primeiros investimentos no Forte do Itapema é a revitalização do entorno e da parte interna do complexo, que foi concluída neste ano e contou com o emprego de mais de R$ 1,6 milhão do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O acesso ao local passou por remodelação completa e incluiu a pavimentação da Rua Itapema e da Travessa Itapema, com a construção de calçadas, guias, sarjetas e acessibilidade.

Avenida Thiago Ferreira foi revitalizada
Com foco no fortalecimento do comércio pujante de Vicente de Carvalho, desde 2017 a Prefeitura de Guarujá realiza uma série de benfeitorias No Distrito. A Avenida Thiago Ferreira recebeu investimentos de mais de R$ 3 milhões, obtidos por meio de convênio junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). O projeto de revitalização da via contou com pavimentação, serviços de remoção e reposicionamento de postes, estacionamentos, reforma de calçadas, acessibilidade, sinalização vertical e horizontal, implantação de bancos, lixeiras e bicicletários e iluminação.

157 vias reestruturadas em sete anos
A Prefeitura de Guarujá soma, entre 2017 e 2023, 319 ruas totalmente repaginadas com intervenções de planejamento, infraestrutura e obras. Deste montante, praticamente metade está só em Vicente de Carvalho. Isso porque no Distrito, são contabilizadas 157 vias concluídas e entregues com diversas melhorias em pavimentação, drenagem e outros serviços. A exemplo, estão cerca de 32 trechos somente no Pae Cará, bairro que foi contemplado com um dos principais pacotes, fruto de convênio junto à Caixa Econômica Federal.

Erradicação de palafitas no Distrito
Uma das principais políticas públicas da Prefeitura de Guarujá, desde 2017, está focada na erradicação de palafitas, sobretudo em Vicente de Carvalho, no Complexo Prainha, Marézinha e Aldeia. Por isso, em parceria com os Governos do Estado, Governo Federal e Autoridade Portuária, a Administração Municipal tem a meta de concluir a entrega de 2.443 novas moradias, até o final de 2024. Em sete anos, a produção habitacional do Município foi de 1.554 apartamentos no bairro Cantagalo e no Parque da Montanha, além da entrega 2.900 títulos de posse no mesmo período, para efetuar a regularização fundiária. O objetivo é chegar a 9 mil títulos até dezembro do próximo ano.

Vicente de Carvalho ganha 1,4 mil árvores
Mais de 1,4 mil árvores plantadas, ampliação do diálogo para criação de políticas públicas e novas metas. É com essas medidas que a Prefeitura de Guarujá pretende aprimorar a qualidade do ar em áreas portuárias do Distrito de Vicente de Carvalho, que foi monitorada entre 2019 e 2020 pelo projeto Atlas da Poluição Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). O estudo foi desenvolvido em parceria com a Universidade Nove de Julho (Uninove), por meio do uso de bromélias, colocadas estrategicamente em árvores para serem utilizadas como bioindicador, sendo renovadas mensalmente e encaminhadas para análises químicas.

Iluminação: 5.400 novos pontos em LED
Em Guarujá e Vicente de Carvalho, a modernização da iluminação pública segue avançando em diferentes bairros. A Prefeitura já restabeleceu, desde 2017, mais de 16 mil lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia LED. O Distrito é uma das principais regiões beneficiadas, somando atualmente 5.453 novos pontos de luz. É mais luminosidade, segurança e redução em 50% do consumo público de energia.

Revitalização e ampliação da UBS Vila Alice
A Prefeitura de Guarujá entregou, em janeiro deste ano, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Alice, em Vicente de Carvalho, totalmente revitalizada. O equipamento leva o nome da servidora pública Kátia Gonçalves dos Santos Siqueira e passou por um processo de modernização, com o objetivo de ampliar a capacidade mensal de 2.400 para 4 mil atendimentos. Agora, a estrutura conta com espaço para a saúde da mulher, ala exclusiva para gestantes e lactantes, salas de odontologia e ginecologia e acessibilidade.

Poupatempo Guarujá de casa nova
Neste mês de dezembro, o Poupatempo Guarujá também completa oito anos de atendimento à população, em Vicente de Carvalho. Desde 2022, a partir de esforços da Prefeitura e do Governo do Estado, a unidade funciona na Avenida Santos Dumont, 1.586, no Pae Cará, em Vicente de Carvalho, ofertando diversos serviços de segunda-feira a sábado. O espaço está estrategicamente localizado e é mais confortável e seguro, não só para as cerca de mil pessoas que passam por lá diariamente, mas também para os funcionários.

Praça 14 Bis: Palco de atrações
Shows, Carreta Natal Iluminado, evento gospel, samba e o Nordeste Beer Festival foram algumas atrações que confirmaram o que todo morador de Vicente de Carvalho já sabe: a Praça 14 Bis é o coração de Vicente de Carvalho e pulsa para todos os públicos.

(FOTO: Helder Lima)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *