• 24 de junho de 2024

Unoeste conquista conceito máximo no recredenciamento do MEC

ago 31, 2023

Universidade atesta qualidade e excelência no ensino e estrutura com nota 5, e figura agora num seleto grupo das melhores instituições de ensino superior do Brasil

Um diferencial na hora de escolher uma universidade para uma boa formação, é sem dúvida, saber se a instituição é conceito máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC). Quem opta pela Unoeste tem a convicção de que a universidade, que possui campi em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá e polos em todo Brasil, oferta qualidade e excelência em seus cursos. E a prova de que a formação acadêmica na Unoeste tem como foco a evolução constante, foi confirmada nesta terça-feira (15/08), ao alcançar o conceito 5 na avaliação de recredenciamento institucional realizada pelo MEC, por uma comissão de avaliadores do Inep, o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

A conquista remonta os 50 anos de tradição da Unoeste no comprometimento com ensino de qualidade e excelência, legado este deixado pelos professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima que juntos idealizaram tudo isso. A obtenção do conceito 5 consolida o trabalho educacional de uma grande equipe e solidifica de vez o padrão Unoeste de ensinar, colocando a instituição mantida pela Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), no rol de um seleto grupo de universidades brasileiras classificadas entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil.

A visita in loco virtual dos avaliadores especialistas do MEC, ocorreu na semana passada, entre os dias 7 e 9 de agosto. Ela é essencial para o funcionamento regular de uma instituição de ensino superior, uma vez que o recredenciamento institucional é a renovação do ato administrativo de credenciamento da instituição. Durante os trabalhos, os avaliadores do MEC consideraram vários aspectos nos campos de ensino, pesquisa e extensão. Também analisaram questões estruturais, como espaços físicos e organizacionais. Assim, a Unoeste foi avaliada em cinco dimensões (eixos) pelo Ministério da Educação. São eles: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura.

O diretor geral da Apec, mantenedora da universidade Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, parabenizou a todos pelo trabalho intenso e dedicação que vêm desenvolvendo ao longo dos anos que foi determinante para a conquista do conceito de excelência. “Agradeço do fundo do coração cada colaborador e aluno da Família Unoeste. A universidade busca sempre em sua atuação colocar em prática a sua missão, contribuindo para transformar vidas por meio do conhecimento. O conceito 5 vem para coroar todo o trabalho e nos dá ainda mais força para buscar constantemente uma educação inovadora, promovendo sempre a evolução da nossa comunidade de estudantes e funcionários, além da população de forma geral que nos abraça e aqui na instituição tem uma grande parceira para o seu bem-estar e qualidade de vida”.

Para a coordenadora pedagógica da Unoeste e da Comissão Própria de Avaliação (CPA), a professora Aparecida Darcy Alessi Delfim, o conceito 5 na avaliação de recredenciamento da Unoeste é a expressão máxima de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela universidade. “A visão da Unoeste se pauta na busca da excelência de suas ações e serviços, e o conceito a ela atribuído pelo MEC, conceito excelente, ratifica o relevante papel que a universidade vem desenvolvendo ao longo dos mais de 50 anos de sua existência. O conceito deveu-se à competente orquestração engendrada pelos setores da instituição: a Unoeste é exemplo de orquestra afinada, harmônica, colaborativa, um verdadeiro trabalho em equipe”, destacou, acrescentando ainda que a comunidade acadêmica celebra e comemora o resultado que coloca a universidade junto às instituições brasileiras de renome e destaque no ensino superior.

“Estudantes, professores, colaboradores, gestores e comunidade externa sentem orgulho em integrar a comunidade Unoeste”, emendou.

Comprometimento que é de todos

O pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, também falou sobre o envolvimento de todos neste dia que é histórico pra universidade. “A Unoeste vem construindo sua trajetória com muito compromisso e respeito. Ser universidade é algo muito complexo, com cursos técnicos, graduação, pós-graduação, incluindo mestrados e doutorados. Ao longo de 50 anos já formamos mais de 120 mil profissionais que estão trabalhando em todo o Brasil e até em outros países. É uma grande satisfação ser reconhecida com o conceito máximo pelo MEC”, afirmou.

O pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, atribui essa conquista à dedicação e ao comprometimento da Unoeste em oferecer qualidade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. “Alcançar uma nota de excelência em uma avaliação do MEC representa o esforço de toda a universidade para gerar valor e sucesso nas trajetórias de quem mais valorizamos: o estudante.  Esta nota impulsiona a pesquisa inovadora, fortalece a extensão universitária e confirma a relevância da Unoeste no cenário educacional. Um motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica”, considerou.

Dr. Adilson enfatizou ainda que apesar de a grande emoção que essa nota de excelência causa, há que se reiterar também a responsabilidade da Unoeste em continuar caminhando para um futuro transformador. “Funcionários, professores e alunos devem se orgulhar por este resultado. Mas gostaria de ressaltar que a sociedade também ganha uma universidade que enriquece a educação, atrai investimentos e fomenta o progresso. É uma oportunidade de celebrar uma parceria de sucesso entre academia e comunidade”, completou.

Marca registrada

Em abril deste ano, o Ensino a Distância (EAD) Unoeste já tinha obtido seu recredenciamento no Ministério da Educação, também com a obtenção do conceito máximo (nota 5). Fato que também havia sido comemorado pela universidade e, especialmente, pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) por meio do qual são ofertados 30 cursos de graduação e 53 de pós-graduação em nível de especialização, além de cursos de extensão e de aperfeiçoamento.

Outra conquista que já havia contemplado alunos e egressos com o “peso” do diploma de uma instituição que tem nessa modalidade de ensino superior a mesma qualidade do presencial, já que o modelo acadêmico pedagógico também trabalha com professores titulados mestres e doutores. O modelo apresenta alguns diferenciais e um deles é a oferta de aula ao vivo, transmitida em tempo real, proporcionando ao aluno a troca de ideias e o esclarecimento de dúvidas.

creditos:

foto destaque da matéria:

Arquivo/Marketing Unoeste - Nota 5 remonta os 50 anos de tradição da Unoeste no comprometimento em oferecer educação de qualidade e excelência

fotos no corpo da materia:

Foto02: Ector Gervasoni

Sala Betha faz parte da estrutura diferenciada da Unoeste: reúne ensino lúdico e gamificado em cenários altamente tecnológicos

Foto03: Vitor Reis

Excelência no ensino e infraestrutura de qualidade também se estendem ao campus de Jaú

Foto04: Vitor Reis

Excelência no ensino e infraestrutura de qualidade também se estendem ao campus de Guarujá

Foto05: Arquivo/Marketing Unoeste

Fazenda Experimental faz parte da estrutura diferenciada nos cursos de agrárias na Unoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *