• 24 de junho de 2024

População de Guarujá é chamada para receber cuidado em saúde

maio 26, 2023

Serviços gratuitos serão prestados no sábado dia 27 na Unoeste em ação que envolve secretarias municipais e outros parceiros

Organizadores do megaevento Saúde e Comunidade Guarujá convida a população para receber vários serviços gratuitos no sábado, dia 27 de maio. Será das 9h às 16h, no campus da Unoeste, na Enseada, próximo ao hipermercado Carrefour. Os atendimentos contemplarão cuidado geral em saúde humana e animal. O foco especial é voltado à promoção e prevenção da saúde materno-infantil, com a finalidade em contribuir na redução do índice desse problema que impacta a Baixada Santista com internações e mortes.

Secretarias municipais, parceiros da iniciativa privada e organizações não governamentais estão juntos na ação que ainda terá orientação jurídica e financeira, esporte e recreação infantil. Os serviços serão prestados por profissionais de saúde e estudantes da Faculdade de Medicina de Guarujá e do curso de Biomedicina, orientados e acompanhados por professores. A estrutura com tendas e outros equipamentos será montada no estacionamento da universidade, em frente ao campus.

As ligas acadêmicas de especialidades médicas estarão oferecendo serviços de pré-natal, pré-eclâmpsia, planejamento familiar, diabetes gestacional, cuidados com o bebê, amamentação, alimentação saudável e importância da vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde aplicará vacinas contra caxumba, sarampo, rubéola, covid e influenza. Com o uso do Dengue Móvel, orientará sobre doenças infecciosas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com o Caminhão Cozinha, dará oficina de culinária.

A Secretaria Municipal de Esporte programou atividades de capoeira, ginástica funcional, karatê, jiu-jitsu, futebol e queimada. A Vigilância em Saúde aplicará testes rápidos de sífilis, hepatite C e HIV. O Instituto da Mulher – Casa Rosa estará fazendo agendamento de mamografia e ultrassom. A empresa Sorridents fará avaliações odontológicas. A Multilaser Oftalmologia e Zeiss realizarão triagem de glaucoma e pressão intraocular. O Instituto Núcleo realizará corte de cabelo e serviço de barbearia.

A OAB Guarujá prestará atendimento jurídico. A cooperativa de crédito Sicoob Unimais Metropolitana oferecerá orientação financeira. O projeto Acolhendo Vidas, da Ong com o mesmo nome, e a Agromac estarão aplicando vacinação e entregando produtos antipulgas e mostra de rações para cães e gatos. O megaevento é organizado por uma comissão de estudantes, professores e gestores da Unoeste Guarujá, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

Os integrantes da comissão estão distribuídos em tarefas específicas, e os estudantes encarregados da divulgação estão colando cartazes e distribuindo panfletos nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e em escolas do ensino básico. Também atuam na divulgação a Prefeitura, membros do Conselho Municipal de Saúde, líderes comunitários e Pastoral da Criança. O material de divulgação foi produzido pelo Departamento de Marketing da Unoeste, em Presidente Prudente.

Estão envolvidos na organização os estudantes Elisangela Aparecida da Cunha Melegaro, Eloise Milena Nicolino, Gabryelle Correa, Isabella Fernanda Sobral Valverde de Souza, Jean Guilherme Ponciano Rabello, Livia Alexia Capitelli da Silva, Márcio Melegaro Silva, Thais Kojima Ishihara e Walter Rodrigues Araújo Filho; as professoras Adriana Gibotti, Fernanda Maria Machado Rodrigues, Giulianna Forte, Maira Barreto Malta e Marceli Tocha Leite; e os gestores Dr. Ronald Sérgio Pallotta Filho, Geraldo Alessi de Oliveira e Rosineide Mara de Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *