• 27 de abril de 2024

Município divulga cronograma de nebulização de inseticida para combate à dengue

mar 18, 2024

Em nova programação, nebulização

 deve alcançar mais de 41 mil imóveis

 

Cronograma vai abranger um total de 11 bairros

e prosseguirá ao longo do mês de abril

 

A partir da próxima semana, a Prefeitura de Guarujá vai ampliar o serviço de nebulização veicular para mais bairros. A nova programação começa na terça-feira (19) e prossegue até o dia 25 de abril, sempre a partir das 18 horas. Nesta segunda etapa do serviço, a equipe de controle e combate às endemias espera atingir uma cobertura de mais de 41 mil imóveis. Diante disso, 920 quadras serão contempladas, de um total de 11 bairros da Cidade.

 

Serão atendidos os bairros Vila Edna, Vila Zilda, Jardim Brasil, Vitória Park, Pae Cará, Santo Antonio, Santa Rosa, Enseada, Vila Áurea, Parque Estuário e Santa Cruz dos Navegantes.

 

Conhecida como “fumacê”, a iniciativa visa reforçar ainda mais o trabalho desenvolvido na Cidade, no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika. A escolha dos bairros se deve à incidência de casos de dengue. Em cada local, a aplicação será desenvolvida por três dias consecutivos, por cinco semanas.

 

Na ação, a equipe da Prefeitura utilizará inseticida para controle de mosquitos adultos e contaminados. A nebulização veicular não tem efeito residual, mas espacial, agindo no momento em que é jateado pela máquina no alcance aos mosquitos.

 

A realização é da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde. A iniciativa faz parte das estratégias adotadas pela Prefeitura, seguindo todos os protocolos técnicos.

 

Programação anterior

A primeira etapa do cronograma foi iniciada em 6 de fevereiro deste ano e terminou no último dia 7. Na ocasião, aproximadamente 500 quadras receberam a nebulização, que percorreu os bairros Monteiro da Cruz, Jardim Maravilha, Jardim Boa Esperança, Jardim Conceiçãozinha, Astúrias e Jardim Las Palmas, Morrinhos 1, 2 e 3.

 

Confira a nova programação:

 

Dias: terça (19), quarta (20) e quinta-feira (21)

Bairros: Vila Edna, Vila Zilda, Jardim Brasil e Vitória Park

Quadrantes: Avenidas Prefeito Raphael Vitiello, Vereador Lydio Martins Correa; e as Ruas Minas Gerais, Piauí, Ceará, Poeta Vinícius de Moraes, Rua 1, 18, 20 e 21.

 

Dias: 26, 27 e 28 de março

Bairro: Pae Cará

Quadrantes: Ruas, Joana de Menezes Faro e Tambaú; Avenidas Santos Dumont, Acaraú e São Jorge

 

Dias: 2, 3 e 4 de abril

Bairros: Santo Antonio e Santa Rosa

Quadrantes: Avenidas Santos Dumont, Adhemar de Barros, Primavera, Miguel Mussa Gaze, Gino Fabris; Alameda dos Miosótis e Ruas José Nunes Teixeira e Benedito Boaventura

 

Dias: 9, 10 e 11 de abril

Bairro: Enseada

Quadrantes: Avenidas Gerson Maturani, Guadalajara, Miguel Stéfano, Atlântica e as Ruas Manoel Queirós e Mário Malheiros

 

Dias: 16,17 e 18 de abril

Bairros: Vila Áurea e Parque Estuário

Quadrantes: Avenidas Acaraú, Áurea Gonzales Conde; e Ruas Brigadeiro Eduardo Gomes, Tambaú, Guilherme Guinle, Duque de Caxias, Albino Marques Nabeto e Marília.

 

Dias 23, 24 e 25 de abril

Bairro: Santa Cruz dos Navegantes

Quadrantes: Ruas Odair Rodrigues, Carmozina de Freitas Abreu, Marcellino Jacinto Abreu, Antonio da Silva Melo, Messias, Isidoro Bento, Ricardo Vasques, Isaudo Martins, Flávio Martins, João Pocatuba dos Santos e Orlando Botelho Ribeiro

 

Cuidados para a população durante o fumacê:

– Permanecer dentro de casa na hora da aplicação

– Cobrir alimentos e também o bebedouro dos animais

– Retirem roupas do varal, mesmo que molhadas

– Abram portas, janelas e o box do banheiro

– Levantar colchas de camas

– Manter o carro estacionado dentro da garagem

– Cuidado com crianças e animais seguindo o veículo de nebulização

– Em caso de possível intoxicação, procurar atendimento médico

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *