• 24 de junho de 2024

Defesa Civil de Guarujá inicia Plano Preventivo para chuvas de verão

dez 5, 2023

Durante o período, serão emitidos avisos meteorológicos sempre quando as condições climáticas indicarem risco potencial de deslizamento, alagamento ou inundações

A Defesa Civil de Guarujá inicia nesta sexta-feira (1), o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), junto a Defesa Civil do Estado de São Paulo. O objetivo principal da ação é evitar mortes e minimizar os danos na época de chuvas intensas. O PPDC se estende até 31 de março, podendo ser prorrogado por condições meteorológicas extremas e adversas.

Guarujá é uma das quatro cidades da Baixada Santista que participaram desde criação do plano, em 1989 em parceria com o Estado e diversos órgãos de apoio técnico entre eles, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA).

O plano é baseado em três pilares, acompanhamento meteorológico, leitura pluviométrica e vistorias de campo e, é dividido em níveis de observação, atenção, alerta e alerta máximo. Em cada um desses níveis determina-se uma ação de um ente participativo do plano e órgãos de apoio.

A Defesa Civil de Guarujá vem intensificando ao longo dos anos as atividades de monitoramento e vistorias diárias nas áreas de riscos geológicos, conforme explica o assessor da Defesa Civil, Carlos Adolfo. “Contamos com equipamentos que monitoram as condições meteorológicas e auxiliam no planejamento de ações de resposta, preconizadas no Plano Municipal de Contingência para desastres sócios naturais”, afirmou o assessor

Atualmente, fruto de uma parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Município possui 15 estações com pluviômetros automáticos, que cobrem 143 km² de extensão da Ilha de Santo Amaro, monitorando as áreas de risco geológico e áreas suscetíveis a alagamentos, enchentes e inundações em tempo real. Além disso, conta também com uma plataforma de coleta de dados geotécnicos (medem a umidade do solo) já instalada na região da Vila Baiana e uma segunda a ser instalada na região da APA da Serra do Guararu, em dezembro deste ano.

Alertas

Fora isso, a Defesa Civil Estadual dispõe do serviço de SMS para aviso de chuva ou tempestade, que podem ser acessados por qualquer pessoa cadastrada. Para solicitar o serviço, basta enviar um SMS para o número 40199 e digitar o CEP da sua residência ou de outros locais de interesse. Há também a ferramenta Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP) do Governo Federal, que permite que a Defesa Civil local, acesse e gere informações prévias a desastres de maneira localizada.

Este ano, de maneira experimental, o Governo do Estado por meio da Defesa Civil Estadual está implantando o Sistema de Alerta Remoto (SISAR) em três Municípios do Litoral. Guarujá foi uma das cidades escolhidas e o sistema será instalado na Barreira do João Guarda, ao longo deste verão. Outra importante contribuição será a criação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) nesta comunidade, nos moldes da iniciativa realizada com êxito na Prainha Branca.

Está em tratativas pelo Governo Federal (Anatel e a Defesa Civil Nacional) a criação de um “CELL Broadcast” que será um envio de alerta via celular, sem necessidade cadastro e com cobertura na região do aparelho. A previsão de lançamento é neste mês e foi sugerido pela Defesa Civil Estadual que o experimento teste seja realizado nos Municípios que abrigarão o SISAR (Guarujá , São Sebastião e Franco da Rocha).

Além dessas tecnologias, foi instalado um radar meteorológico em Ilhabela que irá cobrir o Litoral Norte e Bertioga e Guarujá na Baixada Santista.

 

2 thoughts on “Defesa Civil de Guarujá inicia Plano Preventivo para chuvas de verão”
  1. I am extremely inspired along with your writing abilities and
    also with tthe structure for yojr weblog. Is this a paid subject matter or did you customize iit yourself?Either wayy
    keep up the excellent high quality writing, it’s uncommon to peer a great weblog like this one nowadays..

    Also visit my homepage: W06.Darkagewars.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *