• 26 de junho de 2022 06:14

CREA-SP realiza Operação Portuária em Santos e Guarujá

dez 9, 2021

*Objetivo é fiscalizar o exercício profissional nos portos dos dois municípios*

Nos últimos dias, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) realizou, por meio da 4ª Região Administrativa, a força-tarefa Operação Portuária, para fiscalizar o exercício profissional, nos portos dos municípios de Santos e Guarujá.
Foram 130 diligências nos Terminais Portuários da região para verificar serviços e obras de Engenharia, Agronomia e Geociências. A operação tem como foco apurar a regularidade dos profissionais e empresas prestadoras de serviços das operadoras portuárias. Participaram da operação, sete agentes fiscais do Crea-SP (com autorização da Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP). Com caráter orientativo e preventivo, a ação tem como objetivo garantir a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho.
De 2015 a 2021, as fiscalizações do Crea-SP aumentaram cerca de 600%. O crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio à fiscalização, com pesquisas e apurações remotas, antes dos agentes fiscais irem a campo e, também, à adoção do modelo das forças-tarefas em todo o Estado. Atualmente, o Crea-SP bateu 223 mil ações de fiscalização. Isso ultrapassa a meta de 200 mil, prometida no início do ano.
O Conselho é responsável por fiscalizar o exercício profissional, a fim de garantir que exista sempre um responsável técnico habilitado e registrado à frente das atividades abrangidas pelas Engenharias, Agronomia e Geociências. Contribuindo assim, para a segurança da sociedade e dos próprios profissionais.
Sobre o Crea-SP - Instalada há 87 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 75 mil empresas registradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.