• 24 de junho de 2024

Santa Cruz dos Navegantes ganha unidade para atendimento ao Transtorno do Espectro Autista

set 13, 2023

Inaugurada nesta terça-feira (12), unidade atenderá inicialmente 40 pessoas, entre crianças e adolescentes encaminhados pela rede municipal de saúde

O bairro de Santa Cruz dos Navegantes ganhou um equipamento que prestará atendimento especializado para crianças e adolescente com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se da nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Guarujá (Apaag 3), na Rua Benedito Garcia de Moura, 63. Esta será a única unidade da Associação no Município, a contar com neurologista. A inauguração oficial aconteceu na terça-feira (12).

O atendimento à população já começou no último dia (4). Inicialmente, a Apaag de Santa Cruz vai atender 40 pessoas, entre crianças e adolescentes, de até 18 anos. Os assistidos são pacientes já encaminhados pela rede municipal de Saúde e que apresentam diagnóstico (ou hipótese de diagnóstico) de TEA.

Um deles é a filha da Elaine Gomes, a autista Isabele Batista, de 9 anos. “Gratidão é o que me define. Como mãe de autista sei o quanto sofremos para ir até a sede para sermos atendidos. Este equipamento aqui veio para beneficiar a todos”, considerou Elaine.

“Estamos felizes em poder oferecer para Santa Cruz dos Navegantes atendimento especializado aos autistas em um ambiente apropriado”, comentou a presidente da Apaag, Silene Cavalcante Silva Duó, referindo-se à missão da entidade em acolher os autistas e familiares.

Durante a inauguração, o secretário municipal de Saúde, Márcio Chaves Pires, ressaltou a importância do equipamento. “O trabalho é dirigido por uma entidade absolutamente séria, que vai contar com todo o apoio da Prefeitura, já que os recursos utilizados aqui são via Sistema Único de Saúde”.

Convênio

A iniciativa é um convênio celebrado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Válido por 10 meses, a entidade terá um repasse no valor de, aproximadamente, R$ 407 mil. A viabilização é devido à emenda parlamentar de autoria do vereador Sérgio Santa Cruz. “O bairro está a 12 quilômetros do Centro e fica difícil o acesso. Por isso, a nova unidade vem facilitar e colaborar com a necessidade que a gente sabe que a população tem”, declara o parlamentar.

Estrutura

Na sede da Apaag em Santa Cruz, a população vai contar com as especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, neurologista infantil e assistência social. O novo espaço é amplo e conta com garagem, salas de atendimento e de integração sensorial, banheiros, cozinha e área livre.

Outros convênios

Com o serviço em Santa Cruz, a Prefeitura contabiliza três convênios com as secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Educação (Seduc), com atendimentos de fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, de assistência social, além de educação física, psicomotricidade, psicopedagogia, informática, música e arte. As demais unidades da Apaag estão situadas na Vila Maia, na Rua Santo Amaro, 515 e 534.

FOTO HELDER LIMA - PMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *