• 24 de junho de 2024

Mais de 8 mil pessoas participam do  1º Festival do Torresmo no Forte Itapema

out 23, 2023

Ao todo, duas toneladas de alimentos foram arrecadadas; evento foi o primeiro a ocorrer no Forte do Itapema após a revitalização do entorno

Sete dias de gastronomia, música boa e cerveja artesanal: a 1ª edição do Festival de Torresmo e Cerveja foi encerrada com mais de 8 mil visitantes e duas toneladas de alimentos arrecadadas. A programação ocorreu no Forte da Vera Cruz de Itapama (Forte do Itapema), durante o feriado prolongado, entre 12 a 15 de outubro. Tamanho sucesso, o evento foi prorrogado e permaneceu até o último final de semana, de sexta-feira (20) a domingo (22).

Nos primeiros quatro dias de evento, 5 mil pessoas passaram pelo espaço e quase uma tonelada de alimentos foram arrecadadas. Atendendo ao pedido de munícipes e turistas, o festival foi prorrogado e, no último final de semana, o público chegou a 3 mil e a quantidade de donativos também foi de uma tonelada. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade do Município.

O Festival

Com opções gastronômicas diversificadas, o grande destaque do festival foi o torresmo de rolo, a cerveja artesanal de pêssego e o churros em formato de cone com sorvete. Música popular brasileira, forró e rock foram alguns dos gêneros musicais que embalaram o festival, que também contou com um espaço kids para a alegria da criançada. A iniciativa, da Comedoria na Praça e Sunset Produções e Eventos, foi coordenada pela Prefeitura de Guarujá.

O secretário municipal de Cultura, Renato Pietropaolo, ressalta que se trata de um marco importante para o Município. “É o primeiro evento realizado em décadas na fortificação. A revitalização do entorno e seus acessos foi fundamental para que pudéssemos chegar a este momento: proporcionar lazer e cultura em um equipamento histórico tão importante para o resgate da memória e identidade cultural de Vicente de Carvalho. O intuito é seguir com essa proposta em outros equipamentos históricos da Cidade “, destaca Renato.

Revitalização do Forte

Construído no século XVI, o Forte Itapema teve a gestão cedida pela União à Prefeitura. A revitalização do entorno e da parte interna do complexo do Forte contou com investimento de mais de R$ 1,6 milhão, recurso do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O acesso ao local passou por remodelação completa e incluiu a pavimentação da Rua Itapema e da Travessa Itapema, com a construção de calçadas, guias, sarjetas e acessibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *