• 24 de junho de 2024

Após audiência em SP, Polícia Militar anuncia reforço da Tropa de Choque em Guarujá

maio 31, 2023

Comandante geral da PM do Estado, Coronel Cássio Araújo de Freitas atendeu reivindicação do secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Sandro Pereira. Município apresentou números que evidenciam alto investimento em ações de apoio às forças policiais do Estado

 

Em resposta a reivindicação do Município de Guarujá, a Polícia Militar do Estado de São Paulo anunciou, em audiência realizada no Comando Geral da PM de São Paulo, na tarde desta terça-feira (30), o imediato reforço da Tropa de Choque na Cidade. O apoio foi garantido pelo comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Cássio Araújo de Freitas, que recebeu uma comitiva da Prefeitura de Guarujá.

Na ocasião, o comandante da PM paulista também anunciou o reforço do policiamento de trânsito, responsável pela organização de blitze preventivas com motoristas. Cássio Araújo de Freitas recepcionou o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Sandro Pereira; o comandante da Guarda Civil Municipal, Luiz Carlos Mariano e o subcomandante, Edernilo Ribeiro.

“Guarujá terá todo o apoio necessário, vamos intensificar as nossas ações. Diante de situações de emergência, as tropas especializadas descem para ajudar e é o que está sendo feito neste momento”, afirmou o Coronel Cássio Araújo.

A reivindicação de apoio às forças policiais do Estado foi formalizada em razão de recentes ocorrências na Cidade. Durante a audiência, o secretário de segurança de Guarujá apresentou um levantamento das ocorrências dos últimos 60 dias, bem como os fortes investimentos realizados pela Prefeitura em apoio às forças de segurança.

“Temos trabalho duro para aumentar a segurança na Cidade e essa é mais uma ação para garantir o ordenamento e inibir a criminalidade. Guarujá tem atendido à risca a determinação do prefeito Válter Suman, de reforçar ao máximo o apoio às polícias Militar e Civil”, garantiu Sandro Pereira.

O comandante geral da PM revelou que há um estudo de projeto piloto de policiamento específico para Guarujá. Ele também citou o adiantado das obras do 21º Batalhão da PM, mais uma parceria do Estado com a Prefeitura, que formalizou a doação de terreno em área nobre da região da Enseada, na Avenida Atlântica, 380. Em breve, será mais um reforço para o policiamento local, com o apoio das forças táticas.

Nos últimos anos, Prefeitura de Guarujá reforçou apoio às forças policiais estaduais

A Prefeitura de Guarujá investiu pesado em apoio às forças de segurança do Estado e garantir o ordenamento da Cidade nos últimos anos. A Guarda Civil Municipal (GCM) ampliou o seu efetivo, com o reforço de 75 agentes concursados, totalizando 352 GCMs na corporação. E há previsão de contratação de novos agentes concursados ainda em 2023.

A Guarda Municipal, além de regulamentar o uso de arma de fogo, redistribuiu o efetivo, por meio das coordenadorias de Vicente de Carvalho, Enseada e Centro. Outro investimento foi a reestruturação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que é o grupamento especializado da GCM responsável pelo atendimento operacional para ações de pronto emprego e de procedimentos de alta complexidade.

Monitoramento

O Município acaba de reforçar o monitoramento por câmeras na região do Pernambuco, que recebeu 59 novas câmeras, que se juntaram a outras 2.010 instaladas em 72 próprios públicos e diversas vias da Cidade.

Operação Delegada

A Prefeitura renovou o Programa de Atividade Delegada, que reforça o policiamento nas ruas. O investimento mensal é o equivalente a R$ 177,1 mil, com o reforço de 600 policiais militares por dia, num convênio de cinco anos.

(Foto: Diego Marchi)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *